| 13/01/2022
Fonte: Revista Ferramental
A têmpera é um processo bem geral e pode ser utilizado em uma grande variedade de aços.
Neste artigo vamos explicar o que é têmpera, seu objetivo e o processo de têmpera.
Vamos lá?
O que é Têmpera?
É o mais importante tratamento térmico dos aços, especialmente os que são usados em construção mecânica.
As condições de aquecimento são bastante similares às que acontecem no recozimento e na normalização.
Entretanto o resfriamento é muito rápido, utilizando geralmente meios líquidos para resfriar a peça.
O tratamento resulta em modificações bastante intensas nos aços, que geram um grande aumento da resistência ao desgaste, da dureza, da resistência à tração, enquanto as propriedades relacionadas à ductilidade sofrem uma significativa diminuição.
Tensões internas também são geradas em grande intensidade. As dificuldades causadas por essas tensões internas geradas, associadas à dureza excessiva e quase completa ausência de ductilidade, requerem que seja feito um tratamento térmico posterior chamado revenido, que melhora a tenacidade e ductilidade.
Objetivo do Tratamento Térmico de Têmpera
A Têmpera é um processo de tratamento térmico com resfriamento contínuo. O objetivo é gerar alta dureza e grande resistência ao Aço.
O tratamento térmico de Têmpera consiste nas seguintes etapas:
1. A peça é levada ao forno ou aquecida por processo de indução até chegar na temperatura de austenitização, que consiste na re-organização dos cristais do metal ou aço
2. É feito então um resfriamento brusco até a temperatura ambiente. (São utilizados diferentes meios de resfriamento (Água, Nitrogênio, Óleo, Ar, etc). O resfriamento deve ser brusco, porque dessa forma é possível evitar que o aço perca as características e formas conseguidas na etapa de aquecimento.
3. É recomendada sempre a realização de revenimento ou cementação e o tratamento térmico da têmpera está pronto.
Têmpera por Indução
A têmpera por indução é um processo de fabricação que produz um endurecimento da superfície de um determinado material, em que o aquecimento se dá através de indução elétrica.
Através de um campo magnético se induz uma corrente elétrica temporária que aquece o material, porém apenas em uma profundidade mais rasa, ao mesmo tempo que o material do núcleo não é afetado e consegue manter as suas propriedades originais.
A característica chave do processo de têmpera por indução é essa dupla natureza. Depois do aquecimento, continua o processo de resfriamento (água, óleo ou ar) e revenimento.
Cementação
É o tratamento termo-químico na qual se promove o enriquecimento superficial com carbono, da mesma forma que o revenimento se dá em peças já temperadas e busca aumentar a resistência superficial da peça – porém na cementação isso se dá pela introdução de carbono na superfície do material e não somente manutenção por vias térmicas da estrutura superficial ganha na tempera (revenimento).
O processo é feito em materiais com baixa porcentagem de carbono, e consiste na introdução do mesmo na superfície do aço, com o objetivo de alcançar uma elevada dureza superficial e o seu núcleo também eleve a dureza.
A peça de trabalho deve estar livre de contaminantes em sua superfície, tais como soluções alcalinas e óxidos de óleo, que bloqueiam ou dificultam a difusão de carbono na superfície da peça
Revenimento
É o tratamento térmico de uma peça temperada, definido pelo reaquecimento abaixo da zona crítica e resfriamento adequados (normalmente em ar).
O objetivo de revenir o material é:
• Aumentar a ductibilidade
• Ampliar resistência ao choque.
• Ajustar a dureza solicitada pelo tratamento da têmpera
• Eliminar fragilidade
Conheça um pouco mais sobre a nossa história.
A Aços Especiais Iguatemi está no mercado siderúrgico desde 1975, distribuindo produtos com qualidade e buscando oferecer excelência no atendimento.
Temos orgulho por sermos uma empresa que conquistou seu espaço no mercado de distribuição de aços, destacando-nos pela qualidade de nossos produtos e serviços.
Trabalhamos com uma grande variedade de ligas em aços carbono SAE 1020/1045/1060/1090, aços para construção mecânica SAE 4140/4340/8620/8640, aços especiais SAE 6150 e SAE 52100, dentre outros.
Contamos ainda com uma linha completa de aços ferramentais: VND/O1 – VC131/D6 – D2 – H13 – P20 – VCO – VMO e aços inox para produção de moldes AISI 420.
Trabalhamos também com aços Retificados, aços prata Carbono, Cromo e Tungstênio, com tolerância ISO h7.
Dispomos de uma equipe comercial altamente capacitada para prestar o melhor atendimento e buscar a solução ideal para a sua necessidade.
Se preferir, você pode enviar um e-mail para: [email protected] ou nos consultar pelo telefone ou WhatsApp : (11) 2954-3000
Fonte: